O BICHO DA FORTALEZA.


Responsável por aterrorizar moradores do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, o Bicho da Fortaleza é uma das figuras lendárias mais conhecidas de nossa região. Também denominado como Bicho da Carneira, Bicho da Rodagem e Lanudo, a criatura assustadora sempre se manifesta de diferentes formas. A mais comum é a de um cachorro preto, muito grande e peludo que sempre aparece ao cair da noite. Há também relatos de pessoas que o viram assumir a aparência de um Lobisomem ou de um personagem misterioso que traja uma capa escura e aparece nas noites sem lua, ou até mesmo de um indivíduo comum.

Como se comporta o Bicho da Fortaleza
Assim como sua forma as suas ações são muito variadas. O Bicho da Fortaleza já se apresentou como um ser que realiza mágicas e seduz mulheres; uma criatura faminta que ataca e devora animais; podendo, por vezes, atacar seres humanos e mata-los de maneira cruel ou simplesmente assustá-los.
Como surgiu

No início do século XX, o Coronel Joaquim Antunes de Oliveira deixou sua cidade Gorutuba/BA, atual Janaúba, rumo à Pedra Azul/MG (antiga Fortaleza), onde se instalou como o gerente das fazendas da família. Quando chegou deu muito o que falar por sua boa aparência e seu jeito sedutor.


No entanto, sua aparência atraente escondia uma personalidade fria e cruel para muitas pessoas e principalmente para sua família. Não demorou muito até que um dia chegasse em casa e ao notar que sua refeição não estava pronta ficou aborrecido e selou sua própria mãe como se fosse uma mula. Com um chicote na mão ele surrou a pobre senhora enquanto ia montado nela até a cidade.

Primeira aparição do Lanudo em Bertópolis


Dias depois da morte do Coronel Joaquim, numa certa noite um vaqueiro de Bertópolis voltava para sua roça onde hoje é conhecida como Água Vermelha quando, ao passar pela primeira cancela, ouviu uivos assustadores vindo de longe. Amedrontado, o homem continuou cavalgando e batendo no cavalo para que este andasse mais rápido. Depois de mais alguns minutos, o vaqueiro sentiu algo assentar na garupa do animal e ao se virar viu uma figura preta e peluda com feições demoníacas e um sorriso perverso olhá-lo nos olhos. Em pânico, o homem tentava gritar, mas não saia voz e foi incapaz de sentir qualquer músculo do corpo. A cena assustadora não durou muito pois em alguns segundos ele desmaiou e acordou apenas no dia seguinte sem seu cavalo. Um pouco desorientado e ainda apavorado fez uma rápida busca pelo local, mas não encontrou vestígios de seu animal a não ser umas manchas vermelhas que o levou em direção a um pequeno riacho que ali havia e que estava todo ensanguentado. Por essa razão a localidade ficou conhecida como Água Vermelha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VANDALISMO EM BERTÓPOLIS.