Pela primeira vez o Estado assume, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), a oferta de serviços de Proteção Social Especial (PSE) de forma regionalizada para um conjunto de municípios e exerce o papel de articulador da proteção social em todo o Território de Desenvolvimento onde o Creas está localizado.
Também na sexta-feira será inaugurado, em Almenara, o Creas Regional do Médio e Baixo Jequitinhonha. Em Minas Gerais, atualmente existem 246 Creas, sob a responsabilidade das prefeituras, em 225 municípios. Os dois Creas regionais são os primeiros equipamentos estaduais criados para promover direitos e fortalecer famílias na sua função protetiva.
O investimento estadual nas duas unidades foi de aproximadamente meio milhão de reais (R$ 502.889,38) e o custo mensal será de R$ 170.000,00 (as duas unidades).
No Creas Regional há a oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos – Paefi, que faz atendimento a famílias e indivíduos que sofreram violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário