ENTREVISTA COM ONOFRE VIANA BAHIA-SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE BERTÓPOLIS-MG



Filho de José Bahia e Elizabete Viana Bahia, jovem, solteiro, tem um irmão, um sobrinho, adora gatos e tem muito orgulho da sua família e da sua origem humilde.ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ONOFRE VIANA BAHIA-SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO.

 PERGUNTA: QUAL É SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA?

RESPOSTA:Graduado em Normal Superior, pela UNIPAC – 2008; Formação das Comissões Coord. e/ou Equipes Tecnicas para o Processo de Monitoramento e Avaliação dos PMEs, SASE/MEC -2016; Aux. Dep. Pessoal – 2010, Apoio Telecomunicações;   SIAP Sistema Integrado para Admin. Publica – 2006, Publicus Contabilidade e Sistemas; Prestação de Contas, Tomadas de Contas Especiais, Aplicação de Recursos da Educação, Leis Orçamentárias – 2006 AMUC; outros.

 PERGUNTA: QUAIS FORAM SUAS ATUAÇÕES NO CAMPO DE TRABALHO?

RESPOSTA:Campos de atuação: Teve ingresso no serviço público aos 18 anos de idade, na Prefeitura Municipal de Bertópolis: Secretaria de Administração, no ano 2003. No ano 2004, exerceu a função de Auxiliar Administrativo no Setor de Pessoal da referida Prefeitura.
Em 2005, foi, também, Auxiliar Administrativo, no Setor de Contabilidade do município.
No ano de 2006, assumiu a Chefia do Setor de Contabilidade da Prefeitura Municipal de Bertópolis.
No início do ano de 2008, foi designado Vice-diretor escolar para atuar na Escola Municipal Prof. Waldemar Mendes de Castro, onde trabalhou até junho de 2009.
Em 2012, prestou concurso público, onde foi aprovado para ingressar nos quadros da municipalidade, no Cargo de Auxiliar Administrativo, recebendo posse no cargo em 2013. Desde então, passou por várias Secretarias, sendo: SMS, Chefiou o Setor Patrimônio Cultural do município, desempenhou as funções de Técnico assistente da SME, onde está até a presente data, porém, no Cargo de Secretário Municipal de Educação, após receber o convite em janeiro do ano corrente.

PERGUNTA: O CARGO QUE OCUPA HOJE É UM DOS ALTOS DA ADMINISTRAÇÃO E MUITO DESAFIADOR.PORQUE ACEITOU?

Resposta: Sempre vi a Educação como prioridade no campo das políticas públicas, por isso, resolvi aceitar o convite feito pelo Prefeito Municipal para conduzir a gestão da área, no município.
Uma nação forte, próspera e saudável, só poderá existir se tiver uma Educação de qualidade, humanizada, democrática, e, sendo da área e conhecendo as demandas da educação no município, no estado e em todo o país, resolvi aceitar o desafio e tentar dar a minha contribuição para a melhoria do segmento que é essencial para o desenvolvimento do ser humano e, conseqüentemente, da nação.
A educação é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. Em seu art. 6º, A Carta Magna diz que a educação – juntamente com a moradia, o trabalho, o lazer, a saúde, entre outros – é um direito social.
O art. 205 da Lei Maior:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Tem como objetivo o desenvolvimento integral da pessoa e a preparação para a inserção cidadã.

 PERGUNTA: COMO ESTAVA A EDUCAÇÃO ANTES DA SUA GESTÃO?

Resposta: Elogio o desempenho da Secretária anterior, que, por sinal, é minha amiga e extremante competente. No período em que estive com ela, aprendi muito.
Bem, os problemas não vêm de uma só gestão, de um momento, mas as demandas vão se acumulando ao longo do tempo. Reconheço o empenho dos outros gestores da pasta, mas ainda há muito a ser feito. Temos trabalhado – e aqui digo: todos os membros da minha equipe – dia e noite para podermos alcançar as nossas metas.
Há situações pendentes de solução, mas, como disse, tudo demanda tempo, principalmente quando se quer fazer tudo corretamente, em atendimento aos princípios que regem a administração pública, principalmente, o princípio da Legalidade.

 PERGUNTA: VOCÊ TEM TOTAL AUTONOMIA JUNTO AO PREFEITO NA TOMADA DE DECISÕES?

Resposta: Em parte. Nem tudo depende de mim. O conceito de “autonomia” é muito amplo e há decisões que devem ser tomadas em conjunto com o Chefe do Poder Executivo, então, posso dizer que tenho “certa autonomia” até certo ponto.

 PERGUNTA: VOCÊ ESTA SATISFEITO COM SUA EQUIPE DE TRABALHO?

Resposta: SIM. A equipe interna da Secretaria é esplendia. Estou cercado de ótimos profissionais. Quanto aos demais servidores que integram das carreiras da Educação, também estou satisfeito. Tenho visto o empenho e a dedicação de todos.

 PERGUNTA: O QUE MUDOU DE MUITO SIGNIFICATIVO NA SUA GESTÃO?

Resposta: Temos nos pautado no princípio da Gestão Democrática. Assim, buscamos tomar todas as decisões coletivamente, sempre ouvindo as diversas opiniões dos profissionais e a comunidade escolar no geral. DETESTO decisões autoritárias e unilaterais. Outra mudança que percebi, foi a celeridade no tratamento e resolução das demandas apresentadas, pois tivemos um cuidadoso planejamento de reestruturação dos serviços na Secretaria e a “setorização dos trabalhos”, nos fez adquirir mais agilidade e eficiência.

 PERGUNTA: COMO É A SUA RELAÇÃO COM A DIRETORA E VICE DIRETORA?

Resposta: Temos um ótimo relacionamento. São pessoas equilibradas, competentes, solidárias, companheiras, honestas e esforçadas. Todos conhecem os perfis delas. Sinceramente, é uma grande sorte ter profissionais tão bons. rsrsrs

PERGUNTA: POR SER MUITO JOVEM A FRENTE DE UM CARGO DE CHEFIA,OS FUNCIONÁRIOS TEM TE DADO O MERECIDO RESPEITO?

Resposta: Às vezes, por questões culturais, não propriamente local, as pessoas se sentem incomodadas em ter um “chefe” mais novo. A idade ainda é um fator complicador. Já ouvi alguns relatos de colegas nesse sentido. Porém, até agora, não tenho percebido esse comportamento comigo. Caso tenha ocorrido, foi sutil e não consegui perceber. No geral, todos me respeitam muito e o nosso tratamento é muito cortês. Afinal, estamos na Educação! rsrs

 PERGUNTA: QUAL É A SUA RELAÇÃO COM O PREFEITO E SUA ESPOSA?

Resposta: Temos uma relação agradável, que envolve muito respeito e profissionalismo. A prima-dama, a Sra. Aurora Rodrigues, tive a oportunidade de ser um dos seus subordinados à época em que exerci a vice-direção escolar, na gestão dela como Dirigente Municipal de Educação. Desde então, temos um relacionamento bastante tranqüilo. Ah, já ia me esquecendo...
Fomos vizinhos por muitos anos. Nos conhecemos há muito tempo. É uma pessoa muito agradável e naturalmente educada.
Sobre o Prefeito, o contato é bastante recente, mas de respeito mútuo e ajuda nas questões da Administração.

 PERGUNTA: O QUE LEVOU VOCÊ A SER UM DOS COORDENADORES DA CAMPANHA DELE?

Resposta: Acredito em bons projetos, em boas ideias, e acho a renovação no poder, um fator fundamental para a verdadeira Democracia, onde todos têm o direito de participar da cena política local, de participar do debate e decidir os projetos. Creio que todos podem dar a sua colaboração para a melhoria da vida das pessoas. Enxerguei isso no grupo do qual fiz parte na campanha passada.  
As mudanças (alternância no poder), na Democracia, são naturais e necessárias.
De outro lado, não aprovava muitas decisões do governo passado, não me sentia bem com algumas das ações que eram desenvolvidas. Aqui, falo como cidadão comum, como pessoa que reside no município.
Creio que precisamos melhorar muito a “cultura desenvolvida” nestes últimos anos, onde, nem sempre, os direitos dos cidadãos foram garantidos e respeitados.
Eu, por exemplo, na gestão passada, tive de recorrer ao Judiciário para ter garantido um direito liquido e certo.
Isso não faz bem ao cidadão, não faz parte de um regime democrático.
Por isso, lutei contra tudo aquilo que eu achava errado. Fui coerente com os meus princípios, com asminhas ações.
O totalitarismo, para mim, dentro da Democracia, é sinal de fraqueza pessoal, de frustração, de desvirtuamento da função estatal. Não me refiro a governos totalitários, pois não é o nosso caso. Mas, no Brasil, ainda temos governantes que adotam esta prática dentro do regime democrático.
Enfim, enxerguei naquele grupo: capacidade técnica, equilíbrio, sensatez, etc, qualidades que me fizeram fazer parte daquela corrente.

 PERGUNTA: COMO VOCÊ AVALIA A GESTÃO DELE?

Resposta: Fazer a avaliação de uma gestão em que estou inserido é muito complicado, mas, como ser social, cidadão bertopolense e ser humano, também tenho o direito de expor a minha opinião e apontar alguma insatisfação, caso tenha.
No geral, tenho visto o empenho do Sr. Prefeito em melhorar a qualidade de vida da nossa população,melhorar todos os índices do município. Nesse mesmo sentido, também sou testemunha do empenho dos demais servidores na referida questão.
É uma gestão nova, com vários ideais, com propostas sólidas e que tem se demonstrado eficiente.
Além disso, por ser uma gestão tão nova, já temos resultados bastante consideráveis em relação ao pouco tempo de mandato.
Já temos muitas conquistas em pouquíssimo tempo.
Parabéns a todos da Administração!
Nosso povo, nossa gente, merece mesmo o que há de melhor. Afinal, existimos (servidores públicos), por eles e para eles.

 PERGUNTA: VAI OCORRER ALGUMA MUDANÇA FÍSICA NAS ESCOLAS OU NA SECRETÁRIA?

Resposta: Sim. A SME já está em processo de mudança. Mudaremos de endereço para oferecer mais conforto não só aos servidores, mas toda a população, que é o foco do nosso trabalho.
Em relação às escolas, estão ocorrendo algumas mudanças nas redes físicas, elétricas e hidráulicas, tudo para oferecemos ao nosso alunado, uma estrutura correta, agradável, que atendam aos padrões de acessibilidade e qualidade e lhes proporcione um conforto maior, que resultará, sem dúvida, na melhora do desempenho escolar.

 PERGUNTA: EM QUE VOCÊ NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O SISTEMA EDUCACIONAL E QUE PRETENDE MUDAR?

Resposta: Um ponto complicado. Pessoalmente, me sinto incomodado com a habilitação a nível médio (magistério) para a docência nos anos iniciais. Temos, como meta, a qualificação dos profissionais, o que reflete, naturalmente, em sua formação. Então, partindo deste princípio, creio que o Brasil deveria rediscutir esta questão, haja visto que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96, determina formação mínima de nível médio na modalidade normal para os professores que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.  Seria uma das medidas para melhorar a qualidade dos professores em exercício na educação básica.
Há inúmeras outras questões às quais não concordo, como, por exemplo: a questão da ideologia de gênero, questão dos repasses federais, a falta de valorização do pessoal do magistério e das outras carreiras, a questão da aprovação, enfim... É tanta coisa, que não dá para discutir nesta entrevista. Seria tema para uma única entrevista. Rsrsrs

 PERGUNTA: UMBURANINHA E ZONAS RURAIS ESTÃO SENDO ATENDIDAS DE FORMA DIGNA?

Resposta: Sim. Já me desloquei ao Distrito Umburaninha e zona rural.
Juntamente com o serviço de Coordenação Escolar da SME, levantamos todas as demandas e estamos buscando concretizar todos os projetos, inclusive, a construção de um prédio escolar próprio para o atendimento das nossas crianças de Umburaninha e adaptações na Escola Rural Pedro Álvares Cabral, no Pradinho, onde temos, orgulhosamente, reconhecida e Certificada uma Comunidade Quilombola. Um engenheiro já esteve na Escola para fazer o projeto de adaptação.

 PERGUNTA:QUE PROJETO ESTÁ PRA SER EXECUTADO BENEFICIANDO A POPULAÇÃO E QUEM PRECISA DE TRABALHO?

Resposta: Temos alguns Projetos de grande relevância. Um deles é a EJA – Educação de Jovens e Adultos - que buscaremos implantar no nosso município, destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e ens. médio. Estamos preparando todo o processo.
Em curso, também temos o Programa Brasil alfabetizado que tem como objetivo alfabetizar os jovens, adultos e idosos, dando o estimulando para continuarem sua formação em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além destes, há outros projetos que buscaremos desenvolver ao longo da nossa gestão.
O Brasil precisa resolver a questão do analfabetismo. As pessoas devem ter acesso a Educação para que possam cobrar os seus direitos e participar com mais efetividade da atividade social.
Também há inúmeras ações que serão desenvolvidas e que estão contidas no PME do município, Lei nº 683/2015.

PERGUNTA:O EX PREFEITO LAURO DEIXOU A EDUCAÇÃO DEFICITÁRIA?

Resposta: Estamos reestruturando toda a educação em Bertópolis: aquisição de mobiliário, material pedagógico, melhoramento da infraestrutura, formação e qualificação dos profissionais, além da aquisição de veículos para o transporte escolar.
Creio que a Educação deveria estar em melhores “condições operacionais”, vamos dizer assim.
Faltou mais investimento.

 PERGUNTA: PROFESSORES E SERVIÇAIS,PRINCIPALMENTE SERVIÇAIS TEM RECLAMADO MUITO DOS SALÁRIOS,ESTÁ PREVISTO ALGUMA MELHORA?

Resposta: Todas as carreiras do município passam por problemas de valorização e remuneração. Isso é de longa data. Estamos buscando, claro, com muita paciência e serenidade, melhor essas carreiras, para que os servidores possam ser valorizados e que as carreiras possam ser mais atrativas.
Não se trabalha bem insatisfeito. Nada é bem produzido com uma remuneração ruim.
O Sr. Prefeito tem sido bastante sensível em relação a isso. Mas, como disse, como isso envolve questões orçamentárias e financeiras, é necessário ter muito cuidado e responsabilidade para a reestruturação dessas carreiras.
Já estamos fazendo as análises do Plano de Cargos e Salários da Educação.

 PERGUNTA:QUAL É A DATA MÁXIMA PARA A ABERTURA DA NOVA CRECHE E QUANTOS FUNCIONÁRIOS TERÃO INICIALMENTE?

Resposta: Já concluímos o processo de credenciamento e autorização de funcionamento do CEMEI Dona Josefa Sucupira Jardim e entregamos à 37 SRE. Aguardamos a visita da equipe de Inspeção Escolar da referida Superintendência para a conclusão do processo. Após, a autorização será publicada.
Pelos nossos cálculos, no inicio de Maio, se DEUS permitir, a creche estará em pleno funcionamento.
Em relação à quantidade de funcionários, somente com a efetivação da matricula teremos uma base. Temos uma previsão referente ao cadastro. Mas, pelo numero reduzido de alunos por turma, certamente, teremos um numero razoável de postos de trabalho no serviço público.
Uma vitória de todos, em especial, dos que tanto me ajudaram na finalização do processo.

 PERGUNTA:QUE PROJETO OU CONQUISTA VOCÊ PRETENDE DEIXAR ATÉ O FINAL DA SUA GESTÃO?

Resposta: Não tenho um “projeto pessoal”. A finalidade do serviço é atender o interesse público.
Gostaria, ao sair da SME, de ver todos os profissionais qualificados, bem remunerados, alunos com ótimo rendimento, pessoas felizes, a comunidade satisfeita.
O projeto pessoal seria: que todos pudessem dar o máximo de si para todo o serviço público!
As pessoas carecem de atenção, carinho, de serviços humanizados e de qualidade.
Vim para isso!
Espero contribuir para a Educação de Bertópolis, sem distinção de rede. Seja: rede estadual, municipal ou particular (caso surja), estarei aqui para trabalhar e ajudar. O regime de colaboração com as outras redes é fundamental para o fortalecimento do segmento.
Somos redes distintas, mas UMA SÓ EDUCAÇÃO! É com este espírito de parceria, de apoio que vamos executar o nosso projeto.

 PERGUNTA:VOCÊ SE INCOMODA COM FOFOCAS DA SUA VIDA PARTICULAR E PROFISSIONAL?

Respostas: Nunca me apeguei a isso. Quem me conhece sabe como trato esta questão.
Em relação a minha vida particular, praticamente não tenho esse problema. Quando surje algo do tipo, procuro não dar importância, porque quando se tem algo a dizer a alguém, deve-se dizer diretamente a ele. Quem o faz, se valendo de terceiros, não merece credibilidade (tanto o comentário quanto a pessoa).
Em relação ao profissional, procuro buscar resolver todas as situações “delicadas” de maneira com que seja apurada a questão, sempre ouvindo a outra parte, em atendimento ao princípio da ampla defesa e do contraditório.
Até o momento, não tive problemas em relação a isso.
O diálogo no serviço público é algo indispensável. Neste caso, não há como ignorar. As condutas devem ser apuradas. Até porque, pode ser que a gente não esteja agindo de maneira correta e isso deve ser consertado.
Sempre pautei as minhas ações nos princípios norteadores da Administração Pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
Sou aberto à critica construtiva. Procuro aprender com os erros, para que eu possa fazer novos acertos.

PING PONG

Presidente: Combate à fome
DEUS: TUDO! Sem ELE não existo.
Família: Minha base.
Amigos: Poucos se revelam amigos de verdade.
Inimigos: Não tenho. Pena de que tem. Ódio mata  só quem sente.
Hobby: Cantar rsrsrs
Livro: Laços Eternos (Lí em um momento muito difícil em minha vida: doença do meu pai – se tornou inesquecível)
Comida: arroz, feijão e ovo.
Música: Masterpiece – Madonna
Viagem inesquecível: Congonhas MG
Animal que gostaria de ser: Águia
Curte na TV: Jornalismo e Sessões do STF


Quero agradecer, primeiramente, a DEUS! Pelo dom da vida, pelo trabalho, pelas soluções dos problemas, enfim, por tudo.

Gostaria de agradecer a você, Ramon, pelo carinho, pelo espaço e pela honra em conceder a você uma entrevista, que servirá para alguns me conhecerem um pouco. rsrsrs
Também, parabenizar-lhe pela iniciativa tão nobre, de aproximar as pessoas das figuras políticas do município, para que possam conhecer aqueles que estão conduzindo a cidade, o que pensam, como são, o que estão fazendo, isto é muito importante.
Será sempre um prazer poder conversar com pessoa tão comprometida com o povo e de nível intelectual elevado, reconhecido por todos.

Gostaria de agradecer a todos pelo carinho que tenho recebido, pela confiança depositada.
Estamos de portas abertas, na busca de uma Educação de qualidade, onde sejam construídos espaços de debate e participação da sociedade na tomada de decisões.
Queremos uma gestão democrática.

Buscamos, também, o estreitamento dos laços com a educação Maxakali, que muito nos orgulha. Ter uma etnia em nossa cidade é uma honra. São o nosso tesouro. Merecem todo o nosso respeito e admiração. Da mesma maneira, a recente comunidade certificada Quilombola.
Em relação à Educação Superior, estamos buscando, em regime de colaboração e parceria, estimular a criação e manutenção de cursos de graduação e pós no município.

Quero deixar os meus agradecimentos a todos os membros da minha equipe. Vocês são 1000!
Também, aos demais profissionais de todos os setores da educação de Bertópolis, que são excelentes profissionais.

Pedir desculpas caso tenha deixado de atender alguma demanda, que, algumas vezes, não é possível solucionar de forma imediata.

Agradeço, também, ao Sr. Prefeito Municipal, pela designação para o Cargo.

A todos, muito obrigado!



 A HONRA É TODA MINHA,MUITO OBRIGADO PELA ENTREVISTA.TENHO CERTEZA QUE OS LEITORES E INTERNAUTAS IRÃO SE IDENTIFICAR AINDA MAIS COM VOCÊ E ADMIRAR MAIS AINDA SEU ILUSTRE TRABALHO.PARABÉNS!!!!!


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