Uma indicação do vereador Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), que foi aprovada na reunião da Câmara Municipal da última quinta-feira (26), pode ser a solução definitiva para o problema do racionamento e da falta de água nas casas dos moradores da cidade de Itanhém e do distrito de Batinga.
Na indicação de nº 096/2017, Nem Mendes, que já foi presidente da Câmara, solicita, em caráter de urgência, a intervenção do Executivo junto à Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) para mudar o local de captação de água em Itanhém e Batinga.
O sistema de adutora que abastece os tanques da empresa, na cidade de Itanhém é ligado ao rio Água Preta, que já está com o seu volume de água comprometido e, em Batinga, ao rio Macaco Duro, que está praticamente seco, como foi mostrado na reportagem da TV Bahia, neste sábado (28).
A proposta do vereador é que, em Itanhém a captação passe a ser feita no rio Água Fria e, em Batinga, no rio Umburana.
“Essa mudança, necessariamente tem que ser feita porque os rios de onde a Embasa faz a captação já estão comprometidos e vimos o sofrimento dos moradores no ano passado na busca pela água”, alertou o vereador. “De lá pra cá nenhum providência foi tomada por parte da empresa e muito menos por parte da administração municipal”, completou.
TEXTO DE EDELVÂNIO PINHEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário