Quando um vereador aprova leis, fiscaliza as ações da prefeitura e acompanha o andamento de obras e serviços oferecidos à população ele está, verdadeiramente, exercendo o papel para o qual foi eleito e merece ser aplaudido. Agora, quando, além disso, ele contribui para o desenvolvimento social, político e cultural do município, além de aplaudido ele merece ser reconhecido.
Um exemplo de político assim está bem próximo de nós, em Umburatiba, em Minas Gerais, cidade que faz divisa com o município de Itanhém,Bertópolis,Machacalis.
José Antônio Ferreira, o Toninho (PSDB) é o presidente da Câmara Municipal, onde exerce uma liderança elogiável e demonstra, a todo o momento, comprometimento com a população umburatibense.
Recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral transferiu Umburatiba para a 73ª Zona Eleitoral de Carlos Chagas. Antes o município pertencia à 4ª Zona Eleitoral de Águas Formosas.
Mas esta mudança, no entendimento do presidente da Câmara, traz inúmeros prejuízos à população em razão da situação geográfica. Umburatiba está localizada a 55 Km de Águas Formosas, com acesso integralmente por via asfáltica. Já o acesso para Carlos Chagas – além de mais distante – é feito através de estrada de chão batido, que fica praticamente intransitável em época de chuva. Em dias normais, deslocar-se de Umburatiba para Carlos Chagas é uma verdadeira via crucis, em razão da buraqueira e outras situações que impedem a fluência do trânsito e a segurança dos passageiros e veículos.
Preocupado, o presidente da Câmara de Umburatiba encaminhou no último dia 30 de agosto o ofício 32/2017, assinado pelos nove vereadores solicitando ao desembargador José Edgard Penna Amorim Pereira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, a readequação da resolução afim de que o município volte a integrar a 4ª Zona Eleitoral de Águas Formosas.
Outra iniciativa do presidente da Câmara, que merece ser reconhecida pela população é a solicitação, ao desembargador Hebert José Almeida Carneiro, do Tribunal de Justiça, de instalação de mais duas varas na comarca de Águas Formosas. O ofício 33/2017 também foi assinado por todos os vereadores.
A comarca de Águas Formosas, que dispõe de vara única é responsável pelos municípios de Umburatiba, Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales, Machacalis, Santa Helena de Minas, além dos distritos de Água Quente, Nova Santa Luzia e Umburaninha.
Em sua solicitação o presidente da Câmara lembrou que “a comarca de Águas Formosas foi instalada no dia 16 de julho de 1952 e até hoje se mantêm com vara única”. O presidente ainda foi enfático ao dizer que “é humanamente impossível que apenas um magistrado consiga resolver todos os problemas judiciais dos sete municípios e seus três distritos”.
Edelvânio Pinheiro