ACIDENTE FATAL ENTRE BERTÓPOLIS E MACHACALIS.

CLERISTON SANTOS , morador da Rua Joaquin Pereira Franco,cidade de Ibirapuã faleceu ontem,(30/08) num acidente fatal que aconteceu em Bertópolis, estado de minas gerais,especificamente na rodovia que liga Bertópolis a Machacalis por volta das 7.30 da noite.Ele transportava mais de 3.700 litros de leite .Segundo informação a carreta perdeu o controle e bateu em um barranco destruindo toda a cabine do veículo. A vítima veio a óbito no exato momento, era casado e deixou a esposa Simone e uma filha de apenas 06 anos de idade. Keké, como era conhecido por todos, era muito querido por muitas pessoas que o conheciam. Ele trabalhava na empresa produtos Davaca e tinha 33 anos de idade. 
A esposa não suportou receber a notícia e encontra-se totalmente em choque e passa por cuidados médicos no Isaura Chácara, hospital local da cidade. inconformada, ela não consegue acreditar nessa história que teve um desfecho tão trágico.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM ESGOTO DE ITANHÉM .

Um homem de 72 anos foi encontrado morto no início da tarde deste domingo (26), em um esgoto que corre à céu aberto no bairro Monte Santo, numa região conhecida como Casas Populares Novas, na cidade de Itanhém.
Antônio Neres da Ponte, nasceu na cidade mineira de Palmópolis, mas morava em Itanhém, próximo ao local onde seu corpo foi encontrado.
De acordo com a polícia havia pelo menos uma perfuração próxima ao pescoço e o corpo, que foi levado para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, não tinha uma das orelhas, que pode ter sido arrancada por animais.

ÔNIBUS ESCOLAR TOMBA NO VALE ....

Um micro-ônibus escolar tombou na manhã desta segunda-feira (27/08/2018) na zona rural de Jequitinhonha, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o acidente ocorreu em uma estrada vicinal quando o veículo transportava estudantes da comunidade quilombola Mumbuca para a sede do município.
Ainda de acordo com a Secretaria, algumas crianças ficaram feridas, mas não houve vítimas graves. Os estudantes foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao hospital da cidade.

PREFEITOS DO VALE DO JEQUITINHONHA SE REÚNEM E TOMAM MEDIDAS POR CONTA DA CRISE.

Em uma reunião histórica, realizada na cidade de Capelinha, onde estiveram presentes 56 (cinquenta e seis) prefeitos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do prefeito de Governador Valadares e Presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), Andre Merlo, os prefeitos do Vale do Jequitinhonha decidiram por novas medidas a serem tomadas contra a apropriação indébita dos recursos municipais por parte do Governo do Estado de Minas Gerais.

Nessa reunião foi realizada a eleição da diretoria da UMVALE (União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha), sendo eleita por aclamação a chapa formada pelos seguintes membros:

- Presidente – Leandro Santana – Prefeito de Ponto dos Volantes
- Vice-presidente – Guilherme Simões – Prefeito de Serro
- Secretario – Alencar Souto – Prefeito de Rubim
- Conselho Presidente Fiscal Presidente – Gonçalo Valdivino Pereira (Teco) – Prefeito de Datas
- Conselho Fiscal Membro – Armando Jardim Paixão – Prefeito de Araçuaí
- Conselho Fiscal Membro – Ademir Gobira – Prefeito de Almenara

Ainda compõe a diretoria da associação o Conselho consultivo formado pelos presidentes das associações microrregionais AMAJE, AMEJE e NOVAAMBAJ.

Ficou registrada a união dos prefeitos, quando foi eleita por aclamação dos presentes a diretoria que compõe a UMVALE e, após a eleição, o presidente Leandro Santana ressaltou que a Associação nasce com a importante missão de unificar o Vale do Jequitinhonha e representar a sua população de mais de 700.000 (setecentas mil) pessoas, cuja bandeira da nova entidade, que contempla representantes de diversos partidos, é unicamente a população da região. Feita essas considerações, iniciou-se a apresentação da pauta, que, após discutida, foi votada e aprovada pela assembleia com as seguintes medidas:

- Participar e aderir ao movimento de paralisação da AMM, no dia 21 de agosto, e as demais decisões que forem tomadas na assembleia desse dia;

- Paralisar todas as atividades das escolas da rede pública municipal, incluindo o transporte escolar, a partir do dia 03 de Setembro, caso não haja regularização dos repasses referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb);

- Suspender convênios com órgãos do Estado, a partir do dia 03 de Setembro, bem como a cessão e fornecimento de bens e serviços como imóveis, servidores, combustíveis, entre outros, o que deve atingir órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), bem como suspender os pagamentos da Copasa, Copanor e Cemig, com prévio aviso a esses órgãos no dia 20 de Agosto;

- Impetrar ação de cobrança contra o estado de Minas Gerais, caso o débito com o Fundeb não seja quitado ou se for de maneira parcial;

- Decretar Estado de Calamidade Financeira em virtude da retenção dos repasses constitucionais por parte do Estado de Minas Gerais;

- Pleitear a intervenção do Governo Federal no estado de Minas Gerais, considerando o descumprimento de deveres constitucionais em relação aos municípios.

Os prefeitos esperam com essas medidas manter as administrações funcionando, ainda que de maneira precária, até que o Governo do Estado regularize a situação junto aos municípios. O Vale do Jequitinhonha é a região mais carente do Estado de Minas Gerais e as prefeituras são responsáveis pelos serviços de saúde, educação, assistência social e limpeza urbana e rural. Considerando que as prefeituras são as maiores fontes empregadoras da região, sem recursos para pagar a folha de pagamento, pode ocorrer uma grave colapso social, com forte impacto no comércio e na economia local.

Assim, a luta da UMVALE é para que o Estado de Minas Gerais devolva os recursos que pertencem aos municípios e estão sendo confiscados sem qualquer justificativa. De acordo com o presidente da Associação “é um ato irresponsável do Governo de Minas Gerais, colocando a nossa região em um estado alarmante de debilidade econômica e social”.


HOMEM PODE TER SIDO MORTO A GOLPES DE MACHADO EM ITANHÉM

O homem que foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (30), próximo a 
uma farinheira, em Vila São José, no município de Itanhém, pode ter sido assassinado com golpes de machado.
Uma foto de um machado, com manchas de sangue, circulou nas redes sociais logo depois que o Água Preta News publicou a reportagem “Homem é encontrado morto com grave lesão na cabeça em vila de Itanhém”.
O site apurou, junto a moradores daquela localidade, que a imagem foi realmente feita no local, onde o corpo foi encontrado por populares. O machado estava no cenário do crime, ao lado do corpo, em frente a um bar, bem próximo a uma churrasqueira.
Antônio Neto Gonçalves da Costa São Leão, de 25 anos, teve o rosto desfigurado. Havia muito sangue e massa encefálica espalhada pelo chão.
A vítima morava no município de Itanhém, na região da Surpresa e, coincidentemente, era prima do ex-vereador Juarez São Leão.
Não há informações oficiais sobre autoria e motivação.
por EDELVANIO PINHEIRO.

VANDALISMO EM BERTÓPOLIS.